← ← ← 5/2/2022, 6:46:29 PM | Posted by: Felippe Regazio
Por que é difícil pra junior conseguir trampo? Simples: Porque o que o mercado quer e a maneira que as empresas se organizam hoje é incompatível com juniores.
Hoje a tendencia de mercado é start ups investirem em:
Se vc observar, nenhum desses princípios parece compatível com a dinâmica de desenvolvimento de um iniciante. Como boa parte das empresas seguem esses princípios feito uma religião, ela não confia ou não vê benefícios em contratar junior, mas tem! e vou falar sobre aqui:
muitos gestores pensam que: 2 devs seniores valem mais do que 1 junior, 1 pleno e 1 senior, e veem nisso uma configuração de "equipe enxuta". Isso é um erro e é rasgar dinheiro, pois
uma equipe com dois seniores geralmente custa mais caro do que 1 senior, 1 pleno e 1 junior (ou as vezes custa o mesmo, sendo que a segunda pode performar melhor). Isso pq num produto já construído, não existe só demanda complexa de senior,
assim, se vc tem seniores trocando cor de botão, texto e fazendo demanda boba de suporte, vc ta rasgando dinheiro pagando hora cara, tirando emprego de um junior e ferrando a configuração da sua equipe
um outro ponto é que: quando há equipes só de senior a coisa tende a ficar mais pastelaria. Seniores ja conhecem processos, por isso os ignoram, enquanto num time com juniores e plenos tendemos a travar e a cuidar mais dos processos (escrever testes, git flow, review etc...)
Juniores não fazem protótipos rápidos. Fato. Problema é que "Poc's" não começam com códigos. É possível um junior adiantar todo o processo de analise para um senior e, de quebra aprender com isso.
Muita empresa que tá construindo MVP chama apenas seniores pra iniciar o processo. Faz algum sentido até aqui, mas geralmente pelos motivos errados:
O gestor ve o MVP como primeira versão, e quer um milagre: produto rápido, rodando com o mínimo (um minimo geralmente inflado e questionável) e com código escalável.
Se vc está buscando isso, vc saiu da curva do que deveria ser um MVP e tá criaando um beta ou V1
Realmente Juniores não são capazes de - sozinhos - criarem um beta ou V1. Por outro lado, se o que vc tá fazendo é mesmo um MVP, um junior na equipe cai bem pra balancear tarefas, crescer junto e diminuir custos.
Lean é a palavra do momento. E cortar contratação de junior é visto como enxugar tempo perdido e consequentemente gastos. Novamente: uma equipe com 2 seniores parece mais "lean" do que uma com 1 senior, 1 pleno e 1 junior. Mas acredite: não é.
Na prática vc terá um senior agindo como principal engineer e um senior fazendo pastelaria e pegando demanda de junior, pleno, senior e outras coisas.
Entende-se que cortar processos burocráticos faz parte do agile. Mas na prática o que fazem é cortar processo de qualidade. É importante aqui entender: "Qualidade não é burocracia".
O manager contrata um monte de senior porque imagina que eles vão "se virar melhor sozinhos". O que acontece na prática é se criar uma pastelaria sem processo nenhum a longo prazo onde cada um faz a mesma coisa de jeitos diferentes.
Ter um junior ou pleno no time força a necessidade de padronização, processos e controles que deveriam existir anyway e que não são burocracia: git flow, code review, dont push to main, dont deploy on fridays, mais logs, esteira melhor definida, etc etc
Se vc é junior entenda: a coisa começa um pouco desfavorável pra vc, mas não é impossível. Esse é um momento de bastante ralação na carreira, e isso é natural. Se vc é empresa, entenda: um junior não é alguem que não sabe nada, é importante balancear o time.
Cabe dizer aqui também que Junior é um "asset" volátil pra empresa. Mesmo que a empresa treine, cuide, forme pode acontecer do junior absorver e assim que começar a performar bem trocar de trampo. Isso é perda de tempo, grana e perspectiva pra empresa.
A saída pra isso hoje é:
Cito ainda que eu não to aqui criticando empresa ou criticando junior, to só pintando o panorama de como as coisas são, abrindo um diálogo e tentando - quem sabe - trazer algumas sugestões.