Afinal, precisa fazer faculdade para ser Programador/a?

← ← ←   3/1/2023, 1:24:47 PM | Posted by: Felippe Regazio


Muita gente confunde: "não precisar fazer facul pra ser dev" (ok) com "não precisar saber o que a facul ensina pra ser dev" (não ok).

Se vc decidir ou não puder fazer facul, vc vai ter que buscar a base sozinho/a, e não simplesmente cagar pra isso.

Cada um é cada um nessa jornada. Às vezes permanencia estudantil é impossível pra vc, e vc vai precisar arrumar trampo primeiro, então vc cai de cabeça num framework: ok, sua vida, seus problemas.

Às vezes vc tem uma ótima estrutura familiar, gente pra te ajudar, até mesmo te bancar, vc gosta de estudar, entra numa federal e termina: massa, isso é animal tbm. De novo: ok, sua vida, seus problemas.

Ambos esses que comentei - e muitos outros casos - terão jornadas diferentes e podem muitas vezes chegar no mesmo lugar, variando a complexidade da trajetória.

O que não pode é achar que decidir não fazer facul é aval pra cagar pra estudo teórico, método, base. Vc vai estagnar feio em algum momento da sua carreira se cagar pra isso, e agora com inteligencias artificiais ficando cada vez mais robustas, pode até ser que vc perca relevancia no mercado se fizer simplesmente o arroz com feijão prático.

E não quero saber de chorume, dê seus pulo. seja qual for a área que vc escolher vc vai ter que dar seus pulo, TI não é diferente.

Por ex: muita gente entra na faculdade não pq só a faculdade ensina o que a pessoa precisa saber, mas simplesmente pq a pessoa é indisciplinada e a faculdade força disciplina pra ela. Isso é comum. É MUITO dificil ter a sozinho a disciplina e o norte que uma facul impõe.

E esqueça esse troço de "network". vc vai conhecer pessoas ótimas em qualquer lugar que for. Às vezes a internet nos expõe a pessoas incríveis tbm. o lance é: estratégia vs possibilidade, sem se eximir dos que for requisito.

Aliás, escrevi sobre isso e outras 14 duvidas de iniciantes aqui: Então você quer ser Dev?

Um ponto interessante sobre essa discussão tbm e sobre uma característica comum em TI:

As coisas funcionam mesmo quando estão uma bosta.

Como a pessoa não sabe nem identificar que tá uma bosta, ela tbm não enxerga como melhorar, daí ignora certos temas que trariam essa melhora.

E novamente: sua vida, seus problemas. "conhece-te a ti mesmo/a", encontre o que funciona melhor dentro do que é possível pra vc, ache o seu momento, sua organização, se vale a pena estudar X ou Y coisa agora, se você consegue encarar ritmo X ou Y agora, se pra vc a prioridade é arrumar um emprego o quanto antes não importa como ou se isso ainda não está tão latente. Enfim, analise com responsabilidade e siga em frente, ninguém vai poder de dar as respostas das decições que vc tem que tomar pra sua vida. O que pode ser feito - no máx - é o que to fazendo agora: jogar a real: não se ache muito esperto/a por se abster definitivamente de assuntos importantes que vc ACHA desnecessários ou que não parecem prioritários no momento, como se vc fosse espertão, vc pode acabar se estagnando ou perdendo capacidade competitiva no mercado muito rápido e nem notar.

E não se engane, todo mundo que fez facul e seguiu trilha academica vai defender a facul (pq não quer sentir que perdeu tempo). E todo mundo que não fez vai dizer que não precisa e foda-se, quando a questão correta é: vc aprendeu o que tinha que aprender, com ou sem facul?

A questão correta é essa pq esse é o verdadeiro gate-keeper. Grandes empresas não pedem facul para se candidatar, mas pedem conhecimento (adquirido da forma que for).

Quem tem facul geralmente entra pois foi exposto a estudos e temas que pessoas que não cursaram uma facul inocentemente ignoraram, daí a facul leva todo o onus. Mas no fim das contas é algo mais simples: Vc sabe isso, seja lá onde for que vc aprendeu? Ou seja: estude, se não agora, depois... mas estude ao invés de apenas reproduzir, seja numa facul ou fora dela.

Comece fazendo o que for possível, depois faça o que for necessário.

No mais, boa sorte e bons estudos!